Leite de vaca nem sempre é bom!

julho 8, 2016 0
31.png

O leite de vaca integral só pode ser utilizado a partir de 1 ano de idade tendo em vista que a sua composição nutricional não é adequada para o crescimento e desenvolvimento saudável dos lactentes, predispondo ao desenvolvimento de doenças em curto e longo prazo.

 

Dentre as doenças que podem acontecer em curto prazo, vale ressaltar a anemia carencial ferropriva. O leite de vaca possui uma quantidade de ferro inadequada e vários fatores que prejudicam a sua absorção. Mesmo crianças acima de um ano não devem ingerir mais do que 500 – 600 mL de leite ao dia, pois ele interfere na absorção dos micronutrientes dos outros alimentos, além de ser utilizado como substituto das refeições principais.

 

Fatores que aumentam o risco de anemia com o uso de leite de vaca:

 

 

 

 

Lactente têm necessidade de ferro elevada

 

O leite de vaca tem baixa quantidade de ferro

 

O ferro do leite de vaca é difícil de ser aproveitado

 

Leite de vaca pode levar a sangramentos intestinais invisíveis que levam a perda de sangue oculta e, consequentemente, de ferro.

 

 

Entre as doenças que podem acontecer em longo prazo, com o uso de leite de vaca no primeiro ano de vida, pode-se citar o ganho de peso excessivo que se associa com maior risco de obesidade no futuro.

A oferta de leite de vaca para bebês menores de um ano, ou em quantidade maior do que a recomendada para crianças acima de 1 ano de idade, faz com que o lactente receba grandes quantidades de proteína. O leite de vaca tem 5 vezes mais proteína e composição totalmente diferente da do leite materno.

Sabe-se hoje que a quantidade e tipo de proteína que o bebê recebe nos primeiros meses de vida favorecem a liberação de substâncias que estimulam o ganho de peso exagerado, formação e depósito de gordura nessa fase que, em longo prazo, aumenta o risco para sobrepeso e obesidade. É como se a criança ficasse “programada” para ganhar mais peso desde pequena.

Quando a criança está em aleitamento materno, ela recebe oferta ótima de ferro de fácil absorção, proteína em quantidade e qualidade perfeita para o seu crescimento e desenvolvimento saudáveis. A própria composição do leite materno é variável e se adapta as diferentes taxas de crescimento e fases do desenvolvimento do lactente.



Tel.:+55 11 4302.6330
Email: contato@lilianzaboto.com.br.br
CRM: 90973
Copyright 2016

Desenvolvido por:
Supernovva Digital

Curta no Facebook

Facebook Pagelike Widget